Arquivo do blog

quinta-feira, 20 de junho de 2013

PLANO DE AULA, Educação, Comunicação e Mídia


Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Departamento de Matemática, Física, Química e Engenharia de Alimentos
Licenciatura em Química

Alunos: Angélica Ramos da Luz e Chrystopher Allan Miranda

PLANO DE AULA

Eixo temático
Contaminação do solo por metais pesados

Público Alvo
2° Ano do Ensino Médio

Justificativa
A escolha do tema “Contaminação do Solo por Metais Pesados” decorre da importância do mesmo para a articulação dos conteúdos químicos com elementos da natureza que se configura como aspecto estruturante do processo de alfabetização científica. É um assunto pouco discutido, mas de grande relevância para os seres vivos, pois tem como finalidade apresentar e discutir o problema e encontrar uma solução viável para os riscos causados pelos metais pesados.

Objetivos

Geral:
·        Este eixo temático visa debater, refletir e dialogar sobre os riscos causados a saúde e ao meio ambiente por meio da contaminação do solo e da água por metais pesados.
·        Levar aos alunos um conteúdo de fácil compreensão para que desperte neles interesse e curiosidade.
·        Desenvolver um projeto que traga mudanças positivas tanto em sala de aula, quanto na vida pessoal de cada aluno.

Específicos

  •                      Discutir sobre o surgimento da contaminação em solos e águas.
  •         Compreender os riscos causados pelos metais pesados.
  •       Desenvolver medidas preventivas contra a contaminação do ar, do solo e da água.


Metodologia

1º momento/aula                             
·        A aula será iniciada com uma definição de metais pesados e para que os alunos entendam melhor esse conteúdo utilizaremos como recurso a tabela periódica, a qual estará exposta no quadro, possibilitando a visualização a todos. Em seguida será proposto que os alunos sentem em círculo, promovendo uma discussão a respeito de como os metais pesados foram inseridos no meio em que vivemos e qual a importância dos metais para os seres vivos. Para finalizar esse primeiro momento, os alunos individualmente deveram fazer um desenho que represente tudo o que foi abordado durante a aula.

2º momento/aula
·        Nesse segundo momento, utilizaremos o laboratório de informática, para dar continuidade à aula, no laboratório cada aluno irá realizar uma pesquisa com o seguinte tema: Em quais alimentos e objetos são encontrados os metais pesados e quais os efeitos dos metais para a saúde do ser humano e ao meio ambiente. Após a pesquisa, os alunos deveram buscar imagens, a respeito do tema, na internet, essas imagens serão utilizadas na construção de cartazes, feitos em sala coletivamente com a ajuda do professor.

3º momento/aula
  • Para a finalização desse conteúdo, com a utilização do Datashow,  será apresentado um vídeo em sala de aula com o seguinte tema: Processos de Reaproveitamento de Metais Pesados em escala industrial. Duração: 4min. e 38 seg. O vídeo tem como objetivo levar aos alunos a ideia de como é feito esse reaproveitamento dos metais pesados e qual a finalidade desse processo. E como forma de avaliação, os alunos deveram criar ideias de como reaproveitar objetos que contenham metais pesados.



Avaliação

Os alunos faram uma avaliação escrita que servirá para avaliar o que os alunos de fato apreenderam na aula e de que maneira está sendo aplicado esse conhecimento para a sociedade. Tem como objetivo verificar se os alunos gostaram do tema proposto através do bom desempenho na avaliação escrita. Pretende-se avaliar a capacidade de entendimento de cada aluno e também a maneira como foi passado o tema a eles.

Recursos didáticos

·        Uso do Laboratório de Informática: optamos pela utilização desse recurso, pois é uma forma de ter maior participação dos alunos, visto que grande maioria dos alunos tem um bom manejo com esse equipamento, que é o computador.

·        Uso do Datashow: utilizamos o Datashow para a apresentação do vídeo, pois ele permite ter uma melhor visão do tema trabalhado, visto que muitas escolas não possui disponibilidade de televisores adequados.

Tempo

Estima-se que em cada aula terá disponibilidade de 50minutos, incluindo o tempo que levará para a instalação de equipamentos de mídia. Será necessário um total de 1h e 50 min. para concluir o conteúdo do tema: Metais Pesados.

Referências Bibliográficas

 KAWAI, Bruna. URIAS, Caroline. LEONEL, Ludmila. ALMADO, Muriel. Poluição ambiental por metais. Disponível em: http://www.fernandosantiago.com.br/met90.htm

Uol Blog, Disponível em : http://masterinuyasha.zip.net/


Luiz F. C. Oliveira, Mara L. Lemke-de-Castro, Cristiane Rodrigues & Jácomo D. Borges. Isotermas de sorção de metais pesados em solos do cerrado de Goiás. Disponível em: http://www.agriambi.com.br