Os alimentos de origem animal possuem gordura saturada que é composta por triglicerídeos que contém ácidos graxos saturados. Este tipo de gordura apresenta ligação simples entre carbono e geralmente encontra-se em estado sólido, por exemplo, a manteiga. No entanto podemos encontrar também em alguns vegetais, como coco e palma.
Geralmente a preparação para as gorduras saturadas é realizada pela reação de hidrogenação ( adição de hidrogênio ) aos óleos vegetais com a presença do catalisador de platina ou níquel com a temperatura aproximadamente 100°C. Contudo a instauração ( ligação dupla) se desfaz e cada átomo envolvido se liga a um átomo de hidrogênio do reagente.
As gorduras são responsáveis pelo transporte de várias vitaminas, porém a gordura saturada é responsável pela elevada taxa de colesterol LDL (ruim), isso se for consumido em excesso alimentos que contém este tipo de gordura, podendo ocorrer aterosclerose (inflamação causada pelos ateromas). As placas de ateroma são formadas no interior dos vasos sanguíneos, e o excesso esta gordura no organismo pode obstruir causando o ataque cardíaco e o derrame cerebral.
